Como fazer uma frente para Preto Velho?
Como fazer uma frente para Preto Velho?
Éverton, que recebe um Preto Velho, o Pai Thomé, há 20 anos, ensina que quem quiser fazer uma frente (oferenda) para as entidades, hoje, pode oferecer canjica, vinho doce ou tinto suave, melado, rapadura, farofa e feijão mexido. Pai Cleon de Oxalá acrescenta que a oferenda pode ser feita embaixo de uma árovre.
Quais são as coisas que Preto Velho gosta?
Com seus cachimbos ou cigarros de palha, defumam as pessoas que com eles tomam passes. A ação do fogo e do fumo “queima” as energias pesadas – se engana quem pensa que eles precisam do “pito” para alimentar vícios. Já o café, servido sempre frio e sem açúcar, nos trabalhos, ajuda a dar movimento à vida das pessoas.
O que representa a imagem do Preto Velho?
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Como falar com os Pretos Velhos?
Por isso, quando falar com um preto velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas. Entenda que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a você mesmo.
Como o Preto Velho se manifesta?
A principal característica de um Preto Velho é a de conselheiro; para alguns, são como psicólogos, amigos e confidentes, para outros, são os que lutam contra o mal com suas mirongas, banhos de ervas, pontos riscados, sempre protegidos pelos Exus de Lei.
Como trabalham os Pretos Velhos?
O Preto Velho na Umbanda Além do poder com o uso das plantas, na Umbanda o Preto Velho também trabalha de forma primorosa tudo que está ligado à natureza, como os próprios elementos. Ele utiliza desse domínio para aplicar seus passes espirituais, por isso eles são tão conhecidos e eficientes.