Questions and answers

Quando Saturno passou perto da Terra?

Quando Saturno passou perto da Terra?

De acordo com os modelos de formação e evolução do Sistema Solar, Saturno se originou na mesma época que o Sol e os demais planetas, a partir do colapso gravitacional de uma nuvem interestelar há cerca de 4,5 bilhões de anos.

Qual é a distância entre a Terra e Saturno?

A sua distância à Terra oscila entre 1195 e 1673 milhões de km, variando o seu diâmetro aparente entre 20,5´´ e 14,7´´, respetivamente. Possui um grande achatamento, aproximadamente 1/10. O seu diâmetro equatorial é de 120 000 km. A sua velocidade de rotação varia com a latitude, tal como acontece com Júpiter.

O que aconteceria se Saturno colidisse com a Terra?

Saturno teria que frear em sua órbita, e “cair” em direção ao centro do Sistema Solar. Ao passar por Marte, ele já seria o objeto mais brilhante em nosso céu, mais que a Lua cheia. Isso porque o gigante gasoso reflete 47% de toda a luz recebida, contra apenas 12% da Lua.

É possível andar em Saturno?

Os quatro maiores planetas do Sistema Solar são gasosos. Em Júpiter e Saturno, um hipotético astronauta não poderia caminhar, apenas mergulhar em sua superfície líquida. Em Urano e Netuno, ele encontraria rocha e gelo.

É possível ver os anéis de Saturno da Terra?

Os anéis de Saturno são o mais extenso sistema de anéis de todos os planetas do Sistema Solar. Embora a reflexão pelos anéis aumente o brilho de Saturno, eles não são visíveis da Terra a olho nu.

Qual é o planeta mais perto do planeta Terra?

Sistema Solar

Sistema planetário mais próximo Sistema Proxima Centauri (4,25 anos-luz)
Sistema planetário
Semieixo maior do planeta mais distante (Netuno) 4,503 bilhões de quilômetros (30,10 UA)
Distância ao Cinturão de Kuiper 50 UA
Número de estrelas conhecidas 1 Sol

Qual é a distância entre a Terra e Vénus?

Quando Vénus se coloca entre a Terra e o Sol, numa posição conhecida como “conjunção inferior”, ele faz a maior aproximação da Terra de todos os planetas, ficando a uma distância média de 41 milhões de quilômetros.

Qual a distância para sair da órbita da Terra?

36.000 km
A uma distância de 36.000 km, o tempo de percurso da órbita é de 24 horas, o que corresponde ao tempo de rotação da Terra.

Qual a consequência de um impacto de um asteroide na Terra?

A colisão entre a Terra e um asteroide de poucos quilômetros de diâmetro pode liberar tanta energia quanto vários milhões de armas atômicas explodindo em sequência.

O que aconteceria com a Terra se ela parasse?

Tudo o que existe na Terra, inclusive o ar, gira junto com o planeta. Se o planeta parasse de girar, a vida se extinguiria. Com a interrupção do movimento de rotação, o lado da Terra que ficasse virado para o Sol acabaria se transformando em um deserto com temperaturas altíssimas.

Qual é o tamanho do planeta Saturno?

116.460 km
Saturn/Diameter

O que tem dentro do planeta Saturno?

Seu núcleo, acredita-se, é composto por rochas, mas o planeta é basicamente cercado por hélio e hidrogênio e não tem uma superfície sólida.