Helpful tips

Como fazer um projeto de Aviario?

Como fazer um projeto de Aviario?

Recomenda-se construir o piso a pelo menos 20 cm acima do chão adjacente (circundante e próximo do aviário), com caimento de 2% do centro para o sentido das laterais da instalação. Os oitões ou paredes das extremidades do aviário deverão ser fechados até o teto com madeira.

Como de deve ser o sistema colonial de criação das aves?

No sistema colonial, as aves são criadas com acesso a piquetes com pastagens, água e sombra, onde se exercitam e diversificam a alimentação.

Quais são os sistemas mais utilizados para criação de aves de postura?

Os sistemas de criação e manejo de galinhas poedeiras podem ser clas- sificados em: intensivos (em gaiolas ou sobre o piso, em galpões abertos ou fechados), sendo o convencional, ou de granja, o mais comum; e extensivos ou alternativos (free range, orgânico, colonial ou tipo caipira).

O que é avicultura de corte e postura?

Avicultura é a criação de aves para produção de alimentos. A principal atividade é a produção de carne e ovos, conhecida como exploração de ave de corte e ave de postura, respectivamente.

Qual o valor estimado para construção de um aviário?

Para efeito de comparação, um aviário para frango de corte mais equipados ficaria em torno de R$ 350 por metro quadrado de construção. Seguindo a comparação com os aviários convencionais, de pressão positiva, que teria custo mais baixo que este, o valor seria em torno de R$ 250 por metro quadrado, por exemplo.

Como funciona um aviário?

Aviários demandam grande quantidade de água, para isso é necessário ter um grande reservatório. A água é destinada aos bebedouros, limpeza, desinfecção e nebulização. Deve-se ter um dosador de cloro e um filtro para a saída, e as tubulações devem ser segmentadas para os respectivos destinos.

O que é avicultura colonial?

A avicultura é a arte ou técnica de criar e multiplicar aves. A avicultura colonial se refere a produção de galinhas em pequena escala de forma que os produtos, como aves e ovos, são destinados ao consumo do agricultor e sua família. Os excedentes de produção são vendidos no comércio local.

Como registrar galinhas?

Documentação em comum para todos os casos

  1. Requerimento de solicitação de registro contendo obrigatoriamente o número do CNPJ ou CPF do requerente. Declaração do médico veterinário como responsável pelo estabelecimento avícola.
  2. Planta baixa das instalações.
  3. Documento comprobatório da qualidade microbiológica da água.

Quais são os principais sistemas de criação de galinhas poedeiras explorados no Brasil?

O sistema de produção de ovos predominante no Brasil é o intensivo, com gaiolas convencionais em galpões abertos, principalmente nas granjas verticalizadas. O sistema conhecido como convencional é caracterizado, na sua maioria, pela produção em gaiolas convencionais (95%).

Como criar aves de postura?

Para criar galinhas poedeiras, existem três formas básicas. Diretamente sobre o piso nas três fases, em gaiola nas três fases e na combinação entre piso e gaiola. Este primeiro na fase inicial e nas fases subsequentes a segunda opção. Porém, o indicado é que as fases finais sejam realizadas em gaiolas.

O que é a avicultura de corte?

A avicultura de corte concerne à criação de aves para abate, voltada à comercialização da carne de frango.

Quais são as aves de postura?

Galinhas poedeiras ou de postura são aquelas destinadas à produção de ovos, sendo este considerado de alto valor nutricional, podendo a sua qualidade ser influenciada por fatores como condições de manejo, instalações, nutrição e ambiente.