O que a ferrugem pode causar na soja?
O que a ferrugem pode causar na soja?
As lesões da ferrugem são angulares, delimitadas pelas nervuras, e podem ocorrem nas mais diferentes partes da planta sendo que mais comum nas folhas. As plantas infectadas apresentam desfolha precoce, o que comprometendo a formação e o enchimento de vagens e consequentemente menor peso final dos grãos.
Quais são os sintomas e sinais da ferrugem asiática da soja?
Os primeiros sintomas são minúsculos pontos, mais escuros do que o tecido sadio da folha, de uma coloração esverdeada a cinza-esverdeada (Figura 1), com correspondente protuberância (urédia) na página inferior da folha (Figura 2).
Como identificar a ferrugem da soja?
Os sintomas iniciais são pontuações escuras nas folhas e quando o fungo produz esporos na planta, torna a cor da folha amarelada, como uma ferrugem. Os esporos ou uredósporos são as estruturas de sobrevivência e dispersão do patógeno.
Quais os sintomas da ferrugem asiática?
Os sintomas causados pela ferrugem asiática (Phakopsora pahyrhizi) iniciam-se nas folhas inferiores da planta e são caracterizados por minúsculos pontos (1 a 2 mm de diâmetro), mais escuros do que o tecido sadio da folha, com coloração esverdeada a cinza esverdeada (Figura 1).
Como controlar a ferrugem asiática?
As principais medidas são:
- Uso de fungicidas com diferentes modos de ação;
- Redução de excessivas aplicações de fungicidas;
- Calendarização da semeadura.
Qual é o nome do esporo do fungo causador da ferrugem asiática da soja?
Em 2001, amostras do fungo presentes no Brasil e Paraguai foram analisadas nos Estados Unidos empregando testes de biologia molecular e constatou-se ser a espécie asiática, Phakopsora pachyrhizi. Dois tipos de esporos são conhecidos em Phakopsora pachyrhizi: uredósporos e teliósporos.
O que é Urédias?
As urédias são as estruturas reprodutivas do fungo, por onde são formados e disseminados os esporos do patógeno. Posteriormente as urédias adiquirem coloração castanho-clara a castanho-escura, onde na parte superior se abre uma pequena cavidade por onde são expelidos os uredósporos.
Como controlar a ferrugem da soja?
Como tratar ferrugem na soja?
Aplique fungicidas adequados Os grupos de fungicidas existentes eram os triazóis, as estrobilurinas e as carboxamidas. Desses, os triazóis e as misturas de triazóis e estrobilurinas eram os mais aplicados para o controle da ferrugem asiática e apresentavam uma boa eficiência.
O que causa ferrugem asiática?
A doença é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, sendo, hoje, uma das doenças que mais têm preocupado os produtores de soja. O seu principal dano é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, com conseqüente redução da produtividade.
Como a ferrugem asiática chegou no Brasil?
Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, a ferrugem asiática surgiu em 1902 no Japão; no Brasil, o primeiro caso detectado e registrado foi na safra 2001, juntamente com o país vizinho, o Paraguai. O parasita é disseminado pelo vento e por isso sua dispersão é veloz.
Como controlar a ferrugem?
O manejo de controle contra a ferrugem deve ser preventivo, feito por meio da aplicação de fungicidas cúpricos a base de cobre, moléculas de triazol e estrobilurina, nos meses de novembro até março a abril, dependendo das condições de chuva do ano.