Blog

O que e arrasamento de uma estaca?

O que é arrasamento de uma estaca?

De acordo com a NBR 6122:2010 (Projeto e execução de fundações), cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, demolindo-se o excesso ou completando-o, se for o caso.

Como fazer arrasamento de estacas?

O arrasamento de estaca é o nível adotado para o corte da cabeça de estacas das. Quando se crava uma estaca, ela fica acima da cota em que deve receber o bloco de coroamento. Então, é preciso cortá-la. Para que fique exatamente no nível previsto para receber o bloco.

Quais são os meios de se registrar e controlar a resposta de uma estaca a cravação?

Os diversos métodos utilizados no controle de estaqueamentos têm como grande objetivo garantir a integridade e a capacidade de carga estática das estacas. Usualmente, o controle é feito pela nega, durante a cravação, e por provas de carga estáticas realizadas em uma amostra do estaqueamento.

Quais são as características das estacas metálicas de deslocamento?

As estacas de deslocamento são aquelas inseridas no solo sem retirada prévia de material. Não há escavação. Os elementos de fundação serão cravados por percussão, vibração ou prensagem. Diferenciam-se dos outros tipos de estaca, por não remover o solo do local de instalação.

O que é arrasamento?

A cota de arrasamento é o nível em que o topo da estaca ou do tubulão deve ser deixada, removendo o excesso ou então completando-o, se for o caso. Ela deve ser definida de modo a deixar que a estaca e a armadura penetrem no bloco com um comprimento que possa garantir a transferência de esforços do bloco à estaca.

Quais os cuidados ao se preparar a cabeça da estaca?

EQUIPAMENTOS PARA CORTE DE ESTACAS O corte adequado do concreto que sobra além da cota de arrasamento deve garantir uma cabeça de estaca plana e regular. O diâmetro da estaca e o tipo de concreto que a compõe são determinantes na definição da estratégia de preparo.

Qual Controle de cravação?

O controle da cravação de uma estaca é, tradicionalmente, efetuado pela medição do número de golpes necessário para uma dada penetração permanente da estaca no terreno. Denomina-se nega ao valor do deslocamento permanente médio obtido nos 10 últimos golpes do processo de cravação.

Como funciona a lama utilizada na execução de estacas?

A lama bentonítica é constituída fundamentalmente de água e bentonita. A coluna de lama exerce, portanto, sobre as paredes do furo, através da película (cake), uma pressão que impede o desmoronamento, tornando possível assim, com o emprego da bentonita, a execução de perfurações, sem aplicação de revestimento.

Quando utilizar estacas metalicas?

As Estacas Metálicas são indicadas para solos residuais, onde a profundidade não é constante, o que na utilização de estacas pré moldadas, pode se gerar perdas por quebras de estacas, em solos que existe a necessidade de ultrapassar grandes camadas de argila ou pedregulho e em locais com camadas de solos moles, onde é …

O que são estacas metálicas?

As estacas metálicas são elementos estruturais produzidos industrialmente. Elas podem apresentar perfil laminado ou soldado, simples ou múltiplos. A maioria das estacas moldadas in loco não conseguem atravessar esse tipo de material.

O que é o lastro de concreto?

Denomina-se lastro a camada de concreto “magro” (sem armadura) que se emprega sobre o terreno, normalmente no subsolo ou primeiro pavimento das edificações, preenchendo os espaços entre as cintas ou os baldrames.

Quando usar estacas Franki?

A estaca franki (que suporta cargas entre 500 a 1700 KN) é indicada para quando a camada resistente é localizada em profundidades que sejam variáveis, e no caso de terrenos que possuam pedregulhos ou matacões pequenos e relativamente dispersos.

Qual o perfil das estacas metálicas?

A norma também exige que os martelos automáticos e vibratórios sigam as orientações informadas pelos fabricantes. As estacas metálicas devem apresentar perfil retilíneo e flecha máxima de 0,2% de qualquer segmento nela contido.

Como é feita a cravação de estaca metálica?

Após a cravação, a estaca metálica deverá ser ligada ao bloco de coroamento, de forma que as cargas resistidas por ele sejam transmitidas adequadamente e com continuidade apropriada.

Por que as estacas metálicas não conseguem atravessar esse material?

A maioria das estacas moldadas in loco não conseguem atravessar esse tipo de material. Por isso, as estacas metálicas competem técnica e economicamente com os demais tipos de fundações.

Qual o diâmetro da estaca?

O arrasamento de estaca ou o corte adequado do concreto que sobra além da cota de arrasamento, deve garantir uma cabeça de estaca plana e regular. O diâmetro da estaca e o tipo de concreto que a compõem são determinantes na definição da estratégia de preparo.