Other

O que e Autofluorescencia?

O que é Autofluorescencia?

A autofluorescência é uma propriedade que as células retinianas apre- sentam pela presença de lipofuscina. A lipofuscina deriva principalmente de resíduos químicos modificados como resultado de uma digestão/meta- bolização incompleta dos segmentos externos dos fotorreceptores(1).

O que é a doença de Stargardt?

A oftalmologista explica que a doença de Stargardt é uma distrofia macular, ou seja, uma doença hereditária que afeta a visão central e impossibilita distinguir as cores e a percepção de pequenos detalhes. “A DSTG é progressiva e não tem tratamento, até o momento.

Pode ser causada pela morte das células da retina?

Doença de Stargardt é a forma mais comum de degeneração macular juvenil congênita. A perda de visão progressiva associada à doença de Stargardt é causada pela morte de células fotorreceptoras na porção central da retina denominada mácula. A retina é o tecido sensível à luz que reveste o fundo do olho.

O que é pigmento macular?

A luteína e a zeaxantina são pigmentos amarelos que se localizam na região macular, por isso também chamados de pigmentos maculares. Não são sintetizadas por nosso organismo, portanto necessitam ser obtidas por meio da ingesta diária de alimentos onde se encontram presentes.

Para que serve a angiofluoresceinografia?

Ao avaliar doenças que afetam a retina e a coroide (camada do olho rica em vasos sanguíneos, responsável por nutrir a retina), o seu oftalmologista pode lançar mão do exame de Angiofluoresceinografia, também conhecido por Retinografia Fluorescente ou Angiografia Fluoresceínica.

Como fazer o exame retinografia?

Como é feito o exame de Retinografia? O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos. O paciente deve se sentar em frente ao aparelho, chamado retinógrafo, que fotografa o fundo do olho usando lentes de grande aumento. A pupila deverá ser dilatada para que as imagens do fundo do olho sejam captadas.

Qual o tratamento para doença de Stargardt?

Ainda não existe um tratamento específico para a doença. O oftalmologista pode recomendar o uso de alguns auxílios ópticos, como óculos e lentes para melhorar a visão, além de medicamentos que retardam o avanço. No entanto, a cegueira total não pode ser revertida ou evitada.

O que é degeneração macular juvenil?

A degeneração macular juvenil (às vezes chamada de distrofia macular juvenil) é um grupo de doenças oculares hereditárias que afeta crianças e adultos jovens. Ela é diferente da degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

O que prejudica a retina?

No geral, a hereditariedade pode causar problemas ligados à retina, à córnea, ao cristalino e assim por diante. Glaucoma, miopia, distrofia das córneas e má formação congênita são apenas alguns dos problemas de saúde que podem aparecer ao longo da vida devido a esse fator.

O que faz com que haja o deslocamento da retina?

As causas do descolamento de retina são variadas. Ele pode acontecer devido a uma ruptura do vítreo, separando a retina da estrutura que a sustenta; aumento da fluidez do vítreo em função da idade; traumas e tração na região da retina; além de tumores e condições inflamatórias.

Para que serve a mácula do olho?

A mácula é uma pequena região no centro da retina, que permite que uma pessoa possa ver detalhes. As células sensíveis à luz da mácula, conhecidas como fotorreceptores, convertem a luz do campo visual em impulsos elétricos e, em seguida, transferem os impulsos para o cérebro através do nervo óptico.

O que é o exame de acuidade visual?

A acuidade visual é medida em formato de fração: o numerador refere-se a distância que o olho testado consegue enxergar; e o denominador, trata da distância que um olho normal saudável enxerga.

How is lipofuscin eliminated from the retinal pigment?

High levels of lipofuscin are involved in the pathogenesis of age-related macular degeneration (AMD), the main cause of blindness in the elderly population in the western world. Degradation and exocytosis of lipofuscin by RPE cells have not been observed in vivo until now, and no drug is known to eliminate the intracellular amount of lipofuscin.

How is lipofuscin accumulation related to macular degeneration?

Lipofuscin accumulation is a major risk factor implicated in macular degeneration, a degenerative disease of the eye, as well as Stargardt disease, an inherited juvenile form of macular degeneration. Abnormal accumulation of lipofuscin known as lipofuscinosis is associated with a family of neurodegenerative disorders –…

Where does lipofuscin come from in the eye?

Presently, the most detailed knowledge about the mechanisms involved in lipofuscin formation come from studies on the retinal pigment epithelium (RPE) of the eye. These studies indicate that at least the autofluorescent constituents of RPE lipofuscin are generated from derivatives of vitamin A that occur in the retina.

How is RPE lipofuscin related to other tissues?

The mechanisms involved in RPE lipofuscin fluorophore formation are closely related to metabolic pathways that are specific to the retina. Thus, it appears likely that the mechanisms by which lipofuscins form in other tissues differ fundamentally from those that underlie RPE lipofuscin formation.