Most popular

O que e desfrute bovino?

O que é desfrute bovino?

A taxa de desfrute mede a capacidade do rebanho em gerar excedente, ou seja, representa a produção (em arrobas ou cabeças) em um determinado espaço de tempo em relação ao rebanho inicial. Quanto maior a taxa de desfrute, maior a produção interna do rebanho.

O que é taxa de desfrute do rebanho?

A taxa de desfrute, resumidamente, é um indicador de eficiência. A taxa indica quanto o produtor produziu em relação ao que ele tinha, ou seja, a produção do seu rebanho (em cabeças ou arrobas) em um determinado tempo em relação ao rebanho inicial.

Como aumentar a taxa de desfrute do rebanho?

Estoque final (EF) menos o Estoque inicial (EI), subtraindo as compras (C) e adicionando as vendas (V). Este indicador dá ao pecuarista a produção do seu rebanho (PD). Esta produção do rebanho dividida pelo Estoque Inicial (EI) dá ao produtor a taxa de desfrute (TD), podendo-se resumir da seguinte forma.

Como calcular a taxa de desfrute?

4) Taxa de desfrute, expresso em porcentagem (%): número de animais abatidos na fazenda somado ao número de animais vendidos, multiplicado por 100 e dividido pela soma do número de animais existente no rebanho ao final do ano com o número de animais vendidos, abatidos, mortos e desaparecidos.

Como calcular taxa de lotação animal?

A taxa de lotação pode ser definida pelo número de animais – ou unidades animais (1 UA= 450 kg PV) –, dividido pela a área pastejada. Por exemplo: se tivermos uma área de 50 hectares, com 300 cabeças, a taxa de lotação será de 6 cabeças por hectare.

O que é período de serviço de uma vaca?

O período de serviço é definido como o número de dias entre o parto e a próxima cobertura de sucesso (momento de início de uma nova gestação. O período de serviço ideal pode variar de 50 a 150 dias. Para o intervalo entre partos, é esperado um espaço de 13 a 14 meses em rebanhos de alta produção.

Quais as categorias de animais incluídas no cálculo da taxa de desfrute de um rebanho?

35% para criadores de bezerros; 55% para cria e recria; 45% para ciclo completo da pecuária (desde o nascimento até o abate)….Os fatores que mais influenciam são:

  • raça;
  • taxa de natalidade;
  • peso;
  • abate;
  • criação à pasto ou confinamento.

Qual o consumo médio de água de um bezerro lactente?

2,5 litros/dia
O consumo médio de água, durante todo o período, foi de 2,5 litros/dia (com variação de 0 a 11 litros). Os bezerros que beberam nos baldes com bicos tiveram comportamento diferente dos que beberam diretamente nos baldes.

Como calcular a taxa de prenhez?

No exemplo usado para taxa de inseminação inseminamos 40 vacas, agora queremos saber quantas destas vacas ficaram prenhes. Exemplo: Das 40 vacas inseminadas 12 ficaram prenhes ao diagnóstico de gestação. Taxa de Concepção: 12/40 = 30% de concepção, ou seja, a cada 100 vacas inseminadas apenas 30 ficaram prenhes.

Como calcular a taxa de desmama?

Para muitos, uma taxa de desmame para ser considerada de média a boa, deve estar acima de 75%. A fórmula para o cálculo da taxa de desmame expresso em porcentagem (%) é a seguinte: número de bezerros desmamados multiplicado por 100 e dividido pelo número de fêmeas cobertas ou inseminada.

Qual a taxa de lotação?

Resumo: A taxa de lotação é a relação entre o número de unidades animais (UA) e a área por eles ocupada. O uso da unidade animal no cálculo da taxa de lotação tem a finalidade de padronizar o efeito das diferentes categorias animais sobre o pasto.

Qual a quantidade de animais por hectare?

Dependendo do consumo de concentrado e da forragem de pasto, você consegue colocar em média dez animais por hectare, e essa é uma quantidade considerável quando a gente está falando de terminação a pasto”, exaltou.

Qual a taxa de desfrute do rebanho bovino brasileiro?

Figura 1. Taxas de desfrute do rebanho bovino brasileiro, de 2002 a 2011. Isso mostra que o país tem potencial para aproveitar melhor seu rebanho e aumentar a taxa de desfrute, através da tecnificação da pecuária, da oferta de grãos e clima favorável, podendo melhor atender à demanda por carne bovina nos mercados doméstico e internacional.

Qual o maior rebanho bovino do país?

O rebanho bovino do país, por sua vez, teve em 2018 a segunda queda consecutiva, após atingir um recorde em 2016. O Mato Grosso respondeu por 14,1% do rebanho nacional, enquanto o município com maior número de bovinos é São Félix do Xingu, no Pará.

Quais são as cabeças do rebanho bovino?

Rebanho bovino. O rebanho brasileiro reúne 217 milhões de cabeças para a pecuária de corte, leiteira e de couro. A Região Centro-Oeste concentra 74,1 milhões de cabeças de gado, correspondendo a 34,5% do total do nacional de rebanho de bois em 2017. O Mato Grosso reúne 13,8% do rebanho, com 29,7 milhões de cabeças.

Qual a importância do rebanho bovino e pecuária bovina?

A importância da do rebanho bovino e da pecuária bovina também está expressa em cifras e dados impressionantes: As exportações de carne representam um ganho estimado de 6 bilhões de reais por ano. O país conta com um parque industrial com capacidade de abate de quase 200 mil bovinos por dia.