Blog

Qual e a bacteria causadora da coqueluche?

Qual é a bactéria causadora da coqueluche?

A Bordetella bronchiseptica e a Bordetella avium são patógenos de animais que raramente acometem o homem (exceto quanto imunodeprimidos).

Qual exame para detectar coqueluche?

A tosse seca é um forte indicativo da coqueluche, mas para confirmar o diagnóstico o médico pode pedir os seguintes exames: Coleta de material de nasofaringe para cultura. PCR em tempo real.

Qual a origem da coqueluche?

Segundo o dicionário Trésor de la Langue Française, existem duas hipóteses: a de que as vítimas da doença tinham o hábito de usar capuz, para evitar contágio, e a de que a febre as deixava quentes como se usassem capuz. De uma forma ou de outra, nunca se conseguiu determinar de onde veio o termo coqueluche.

Quais são as três fases da coqueluche?

Se manifesta em três fases: catarral que dura até 14 dias, paroxística que dura até 6 semanas e fase de convalescença que permanece por até 3 semanas.

Qual o nome da toxina liberada pela coqueluche?

A toxina pertussis é uma exotoxina do tipo A-B, com a porção B especifica para receptores existentes na célula alvo, para o interior das quais é endocitada.

Quais são as sequelas da coqueluche?

Possíveis complicações

  • Dificuldade para respirar, podendo resultar em parada respiratória;
  • Pneumonia;
  • Hemorragia nos olhos, nas membranas mucosas, na pele ou no cérebro;
  • Formação de úlcera sob a língua, devido ao atrito entre a língua e os dentes durante os episódios de tosse;
  • Prolapso retal;

Qual é a vacina contra coqueluche?

A prevenção é feita com a vacina tríplice bacteriana (DTP) que previne contra coqueluche, difteria e tétano, e faz parte do Calendário Oficial de Vacinação do Ministério da Saúde.

Quando foi criada a vacina da coqueluche?

A DTP, vacina tríplice bacteriana, contra tétano, difteria e coqueluche foi criada na década de 1930 e desde os anos de 1980 é usada em ampla escala para imunização contra as três doenças.

Quem criou a vacina da coqueluche?

Louis Sauer, Pearl Kendrick e Grace Eldering desenvolveram os primeiros imunizantes contra coqueluche (pertussis). Em 1942, Kendrick descobriu que sua vacina funcionava melhor na presença dos toxóides diftérico e tetânico, já que os três componentes agiam como adjuvantes entre si.

Como se chama a doença infecciosa e contagiosa que acomete o aparelho respiratório e evolui em três fases catarral paroxística é convalescença?

A Coqueluche evolui em três fases sucessivas: Fase catarral – inicia com manifestações respiratórias e sintomas leves (febre pouco intensa ou ausente, mal-estar geral, coriza e tosse seca) e dura de 1 a 2 semanas.

Qual o antibiótico indicado para coqueluche?

O antibiótico eritromicina ou azitromicina, tomado por via oral, costuma ser usado para erradicar a bactéria causadora da coqueluche. Antibióticos também são usados para tratar infecções que acompanham a coqueluche, como pneumonia e infecção do ouvido.