Most popular

Qual e a escala de blues?

Qual é a escala de blues?

A escala blues (ou Pentablues) é a escala pentatônica acrescida de uma nota. Essa nota ficou conhecida como “blue note“, e é a quinta bemol no caso da pentatônica menor, ou a terça bemol no caso da pentatônica maior.

Quais são as notas da escala Pentatonica?

Escala pentatônica maior e menor A escala pentatônica maior conta com os graus 1, 2, 3, 5 e 6 da escala maior, sendo removidos dela os graus 4 e 7. Por outro lado, a escala pentatônica menor conta com os graus 1, 3, 4, 5 e 7 da escala menor natural, ficando de fora os graus 2 e 6.

Como montar escala blues?

Escala de Blues: como é formada

  1. 1 – b3 – 4 – b5 – 5 – b7 – 8. Por exemplo, para formar a Escala de Blues de dó, as notas seriam:
  2. Dó – Mib – Fá – Solb – Sol – Sib – Dó Agora pratique no instrumento e escute a sonoridade dela.
  3. C – F – C – G7.
  4. Eb7 – Cm7 – Fm7 – Bb7.
  5. C – Am – Dm – G7.
  6. C – Cm – C6 – C7.

Qual nota e a blue note?

A Blue Note de uma escala é a terça menor do acorde. Por exemplo, na escala pentatônica de C maior: C D E G A Pegue a terça maior do acorde C maior e diminua meio-tom (Eb, Mi Bemol) terá a Blue Note do C.

Quando surgiu a Blue Note?

1981
Um pouco da história do Blue Note O Blue Note nasceu em 1981, criado por Danny Bensusan, com a proposta de se tornar um premier jazz club em Nova York, e se tornou um patrimônio cultural da cidade.

O que é uma escala menor harmônica?

Diferença entre escala menor harmônica e menor natural A única diferença entre as duas escalas está no sétimo grau. Na escala menor natural, o sétimo grau é menor, enquanto na escala menor harmônica, o sétimo grau é maior. Note como a única diferença está no sétimo grau (nesse caso, a nota Sol).

O que é uma escala pentatônica?

Significado de Pentatônico adjetivo Música Constituído de cinco tons: a gama chinesa é pentatônica.

Como estudar a escala pentatônica?

A regra para formar as escalas pentatônicas maiores e menores é simples:

  1. A penta maior é composta por 5 notas, sendo elas extraídas da escala maior respectivas, mas omitindo os graus 4 e 7.
  2. Já a penta menor é formada também por 5 notas, mas da escala menor e omitindo o segundo e o sexto grau.

O que é a escala diminuta?

A escala diminuta é uma escala simétrica formada pela sequência: Tom – Semitom – Tom – Semitom – Tom – Semitom – Tom. Da mesma maneira que observamos para o acorde diminuto, a escala diminuta se repete a cada um tom e meio. Isso é muito vantajoso, pois abre um leque de possibilidades muito grande.

Quando usar a escala menor harmônica?

#1 – TRÍADE Se a escala menor harmônica for da nota dó, o acorde de base que você pode usar é o Cm. Você pode tocar a escala quando o acorde aparecer em uma progressão, ou usar o acorde na mão esquerda e a escala na mão direita para exercícios diários.

Como se forma a escala menor harmônica?

Escala menor harmônica Constrói-se a escala Si menor com os sustenidos de Ré Maior (FÁ# e DO#) e aumenta meio tom no 7º grau. Depois, é só aumentar meio tom ao 7ºgrau. OBS: Para achar a escala relativa menor abaixe um tom e meio da escala maior.

Como utilizar a escala pentatônica?

Para começar a aplicar a escala pentatônica em solos, você pode pegar uma base com duas ou três sequencias de acordes de um mesmo campo harmônico ou mesmo uma base com somente um acorde (a princípio) e improvisar solos com as dicas que passamos aqui antes sobre divisão rítmica. Fazendo o uso colcheias ou tercinas.