Helpful tips

Qual foi o primeiro trio eletrico de Salvador?

Qual foi o primeiro trio elétrico de Salvador?

A tradição começou com o Fobica, em 1950, em Salvador. Dois amigos, Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar) colocaram aparelhos de som em um carro Ford 1929, conhecido como “Fobica”.

Qual foi o primeiro veículo que o trio elétrico foi feito?

Ford 1929
O automóvel Ford 1929, equipado com caixas de som e pintado com confetes e serpentinas coloridas, foi a primeira versão do trio elétrico, que tirou o Carnaval dos abafados salões de baile e hoje anima foliões em carnavais fora de época no Brasil inteiro.

Quais foram os criadores do trio elétrico?

Criado por Dodô e Osmar Macedo, inovação se consagrou com surgimento da axé music nos anos 1980 em Salvador. Uma gambiarra ligava os dois instrumentos a um gerador de dois quilowatts de um Ford T 1929. Em cima da carroceria, Adolfo do Nascimento, o Dodô, empunhava um violão.

Quando e como surgiu o trio elétrico?

Teve sua origem em Salvador, no ano de 1950 com Dodô (Antônio Adolfo Nascimento) e Osmar Macedo e, ao longo das décadas, evoluiu ao ponto de se tornar um dos grandes atrativos do Carnaval da Bahia e outras festas do país.

Qual é a origem do trio elétrico?

No domingo de Carnaval, desfilaram pelas ruas, tocando instrumentos elétricos (paus elétricos), inventados por eles, e atraíram milhares de seguidores. No ano seguinte, a dupla convidou o amigo e músico Temístocles Aragão para formar o que viria a ser chamado de trio elétrico, justificando a origem do nome.

Porque o trio elétrico?

Com a chegada do músico e amigo Temístocles Aragão, formou-se o trio que desfilou pelas ruas de Salvador com a faixa “Trio Elétrico”. Desde então, devido ao grande sucesso, toda apresentação musical feita em cima de carros, até mesmo fora da Bahia, leva esse nome.

Quando surgiu o trio elétrico e quem foram os seus inventores?

Trio elétrico é o nome pelo qual é chamado o caminhão adaptado com aparelhos de sonorização com estrutura para shows de aproximadamente sete horas. O carro que deu origem ao que chamamos de trio elétrico hoje foi criado pelos amigos Adolfo Antônio do Nascimento (Dodô) e Osmar Alvares Macedo (Osmar), no ano de 1950.

Quem é Dodô e Osmar?

Dodô e Osmar foi uma dupla de músicos formada por Adolfo Antônio do Nascimento (Salvador, 10 de novembro de 1920 – Salvador, 15 de junho de 1978) e por Osmar Álvares Macedo (Salvador, 22 de março de 1923 – Salvador, 30 de junho de 1997).

Como são chamados os carnavais fora de época como nasceu o trio elétrico?

Micareta é a denominação dada no Brasil ao carnaval fora de época. O nome deriva de uma festa francesa, Mi-carême, e, desde os anos 1990, vem se espalhando por várias capitais e cidades brasileiras. Países como Canadá, Portugal e Espanha já realizaram sua “micareta”, adaptadas conforme a cultura local.

Qual o valor do aluguel de um trio elétrico?

São em média 20 seguranças que formam um cordão de proteção impedindo os foliões de entrarem no veículo ou o danificarem. Mas para poder contratar toda essa estrutura, é preciso investir: o aluguel do serviços do trio elétrico custa a partir de R$ 18 mil, e em datas como o Carnaval o custo pode chegar a R$ 50 mil.

Como é feito o trio elétrico?

O trio elétrico é um palco montado sobre um grande caminhão, equipado com geradores e modernos equipamentos de som e luz. Os artistas e bandas se apresentam em cima do trio, animando a multidão dentro e fora dos blocos.