Blog

Qual o dever do advogado para com o cliente?

Qual o dever do advogado para com o cliente?

O advogado deve informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das conseqüências que poderão advir da demanda.

É possível tirar um processo de um advogado e passar para outro?

Segundo o Art. 26 do Estatuto da OAB, o substabelecimento é ato pessoal do advogado da causa e só ele pode realizar este ato. Entretanto, ele pode escolher não o fazer. Neste caso, o cliente que está insatisfeito pode procurar outro advogado e assinar nova procuração a este que ingressará na demanda.

Qual a importância da participação do advogado no exercício da sua profissão junto a nossa sociedade?

Resumo: A advocacia é considerada como uma das atividades essenciais para a administração da justiça. Daí a importância do advogado na sociedade, uma vez que ele detém a capacidade de postular os interesses das pessoas em juízo ou fora dele e também de prestar assessoria e consultoria.

O que fazer quando o advogado prejudica o cliente?

Assim, o advogado por exercer uma profissão de relevante cunho social, deve atuar com profissionalismo e ética. Contudo, caso incorra dano ao cliente, este deve ser responsável por sua reparação.

O que fazer quando o advogado não responde o cliente?

O melhor caminho é procurar a Ordem dos Advogados da sua Cidade e através da ouvidoria dessa Ordem, tentar um contato dom esse advogado. Caso ele não lhe dê ouvidos entre com uma representação contra o mesmo e procure outro advogado que lhe dê atenção.

O que pode fazer o advogado perder a OAB?

Os artigos 11 e 12 do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil, esclarecem algumas outras razões.

  1. 1 – Pedido direto. O processo é raro, mas caso deseje, o próprio advogado pode entrar com pedido para ser afastado do quadro da OAB.
  2. 2 – Problemas mentais.
  3. 3 – Praticar crimes.
  4. 4 – Desqualificar-se.
  5. 5 – Falecer.

O que é vedado ao advogado?

É vedado anunciar ou divulgar qualquer atividade relacionada com o exercício da advocacia ou o uso da expressão escritório de advocacia, sem indicação expressa do nome e do número de inscrição dos advogados que o integrem ou o número de registro da sociedade de advogados na OAB.

Como habilitar outro advogado no processo já em andamento?

Acesse o menu Processo >> Outras ações >> Solicitar habilitação, pesquise pelo processo que será substabelecido, abra-o, clicando no botão Solicitar habilitação. Tipo de solicitação. Selecione a opção Habilitação por substabelecimento – solicitar habilitação…. Confirmar dados do advogado.

Como uma parte destituir um advogado que sumiu?

Se o seu advogado não tomou as medidas necessárias e essenciais para resolver um problema jurídico ele pode ser processado. A questão é entender se ele foi realmente negligente ou se o resultado negativo foi reflexo de outras circunstâncias alheias ao controle dele.

Qual a importância de um advogado para a sociedade?

Considerada um dos pilares da justiça e ‘indispensável a sua administração’, pela Constituição Federal, o exercício da advocacia é extremamente importante, pois são os advogados que protegem os interesses e garantem que os direitos especificados pela legislação sejam atribuídos a seus clientes.

Em que sentido se pode afirmar que a função social da advocacia se infere da própria finalidade da sua profissão?

Discutir a função social do advogado é apontar para a importância e a indispensabilidade deste profissional na sociedade. Se há vida social, há, em algum nível, uma ordem jurídica. Por sua vez, a lei federal diz que, no seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social.