Most popular

Qual o nome do rio Paranapanema?

Qual o nome do rio Paranapanema?

Vista do rio no município de Paranapanema . Bacia hidrográfica do Paraná com a localização do rio Paranapanema. O rio Paranapanema (termo da língua geral meridional que significa “rio azarado”: paraná, rio + panema, azarado) é um dos cursos de água mais importantes do interior do estado de São Paulo, no Brasil.

Por que as usinas nucleares são vantajosas?

Além disso, as usinas nucleares pressionam menos o meio ambiente porque são consideradas fontes de energia limpa e não emitem os gases que provocam o efeito estufa. Há locais em que a exploração da energia nuclear são altamente vantajosas, como na Sibéria, onde a alternativa seria o uso do carvão.

Por que o urânio faz tudo dentro de uma usina nuclear?

Já que o urânio é o componente que faz tudo acontecer dentro de uma usina nuclear, e que ouvimos bastante o seu nome na série Chernobyl, pedimos para que o físico nos explicasse com detalhes qual é o papel do elemento dentro de uma usina.

Quais foram os acidentes envolvendo usinas nucleares pelo mundo?

Outros acidentes envolvendo usinas nucleares pelo mundo aconteceram desde aquele de 34 anos atrás, como, por exemplo, na central nuclear de Three Mile Island (Estados Unidos), em 1979; em Seversk (Sibéria), em 1993; em Tokaimura (Japão), em 1999; e na usina nuclear Daiichi, em Fukushima (Japão), em 2011.

Quais são os trechos do Paranapanema?

O rio Paranapanema possui três principais trechos: Da foz, no rio Paraná, até Salto Grande, com 421 quilômetros de extensão. Apresenta uma declividade média de 29 centímetros por quilômetro, larguras superiores a 200 metros nos trechos mais profundos e nos trechos rasos, larguras que chegam a atingir 800 metros.

Qual a largura da foz no Rio Paraná?

Da foz, no rio Paraná, até Salto Grande, com 421 quilômetros de extensão. Apresenta uma declividade média de 29 centímetros por quilômetro, larguras superiores a 200 metros nos trechos mais profundos e nos trechos rasos, larguras que chegam a atingir 800 metros. Os raios de curvatura são da ordem de 1 000 metros.