Helpful tips

O que diz a CLT sobre escala 12X36?

O que diz a CLT sobre escala 12X36?

NORMA COLETIVA. LEI. ESCALA DE 12 POR 36. É valida, em caráter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assegurada a remuneração em dobro dos feriados trabalhados.

Quem trabalha 12X36 tem direito a uma folga no mês?

As folgas nesse modelo de trabalho acontecem de forma intercalada, como já vimos. É por isso que quem trabalha 12×36 não tem direito a folga no domingo, a menos que a escala assim determine. Isso acontece porque todos os colaboradores têm direito às 36 horas de descanso, mas isso precisa ser feito de forma padronizada.

Quais os direitos de quem trabalha na escala 12X36?

Quais são os direitos do trabalhador que cumpre a jornada 12X36?

  • Anotação na carteira de trabalho;
  • Férias;
  • Décimo terceiro salário;
  • FGTS;
  • Adicionais legais (como adicional de periculosidade, se for o caso);
  • Horas extras;
  • Intervalo intrajornada (de descanso e alimentação), etc.

Quais as escalas de revezamento permitida pela CLT?

Os 6 tipos de escalas de trabalho

  • Escala tipo 5×1. Na escala de trabalho 5×1, a cada cinco dias trabalhados o colaborador deve ter um de folga.
  • Escala tipo 5×2. Essa é a escala mais comum no mercado de trabalho.
  • Escala tipo 6×1.
  • Escala tipo 12×36.
  • Escala tipo 18×36.
  • Escala tipo 24×48.

Quem trabalha 12×36 tem direito a 100 no domingo?

O empregado não receberá mais em dobro pelas horas realizadas em domingos e feriados. Até agora valia a Súmula 244 do TST, que obriga o pagamento dobrado em domingos e feriados trabalhados.

Quem trabalha 12×36 trabalha quantos dias na semana?

Quantos dias de trabalho tem a jornada 12×36 na semana? Os dias de trabalho para essa jornada em uma semana, período de 7 dias, podem variar entre 4 e 3 dias de trabalho. Por exemplo, se o colaborador começa o trabalho na segunda-feira, ele irá trabalhar 4 dias naquela semana e na semana seguinte apenas 3.

Como funcionam as folgas de quem trabalha 12×36?

Na jornada 12×36, como o próprio nome já diz, o colaborador realiza um expediente de 12 horas, e possui direito a descanso nas 36 horas subsequentes ao seu período trabalhado. Afinal, ninguém aguentaria trabalhar 12 horas seguidas sem uma pausa, podendo ser até prejudicial para a saúde do colaborador.

Quem trabalha em escala 12×36 tem direito a receber feriado?

Ainda, quando o feriado recair em dia de trabalho, na escala 12×36, entende-se que o empregado não deve receber como extraordinárias as horas trabalhadas justamente porque terá, posteriormente, 36 horas de descanso. O valor do DSR e do feriado, portanto, já está incluso na remuneração.

Quem trabalha 12X36 tem direito a 100 no domingo?

Quanto ganha quem trabalha 12X36?

Conforme vimos mais acima, geralmente, em jornadas 12×36 o colaborador faz 180 de trabalho por mês. O valor de R$ 13,88 é o valor da hora comum deste colaborador e servirá como base para todos os cálculos a seguir.

O que é jornada de trabalho quais os tipos segundo a CLT?

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) destaca principalmente a jornada de trabalho de 44 horas semanais que é divididas em cinco dias de trabalho. Jornada 12 x 48: onde o funcionário tem direito a 48 horas de repouso, após 12 horas trabalhadas.

O que diz o artigo 386 da CLT?

386 da CLT, destinado ao trabalho da mulher, dispõe às empregadas um descanso semanal que coincida com o domingo a cada quinzena. 7º, inciso XV, da Constituição Federal, e 1º da Lei nº 605/49 asseguram que o descanso semanal remunerado se dê, de preferência, aos domingos, não se tratando de determinação absoluta.