Trending

O que e Paronimia e exemplos?

O que é Paronímia e exemplos?

As palavras “ratificar” e “retificar” são parônimas por terem som e grafia semelhantes, mas significados distintos. Os pares de palavras nas demais alternativas não são parônimos, e sim homófonos (têm o mesmo som, mas escrita e significados diferentes).

O que é Paronimos?

As palavras parônimas se constituem de significados diferentes, mas são possuem a sonoridade e a grafia iguais ou parecidas.

O que é sinonímia é polissemia?

Sinonímia e Antonímia: estuda palavras que são sinônimas e antônimos; Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.

O que é um par de parônimos?

Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.

Quais são as palavras parônimas?

Parônimas são palavras que se assemelham bastante em grafia, algumas até idênticas, como é o caso do utensílio “colher” (“E” aberto /é/) e do verbo “colher” (“E” fechado /ê/), muito utilizado na zona rural.

O que é polissemia e dê exemplos?

O que é Polissemia: Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra “vela” é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.

Quais as palavras Parônimas?

Parônimos: exemplos de palavras parônimas

  • Parônimos ou palavras parônimas são palavras que são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas que apresentam significados diferentes.
  • Absorver/absolver.
  • Aferir/auferir.
  • Cavaleiro/cavalheiro.
  • Cumprimento/comprimento.
  • Delatar/dilatar.
  • Dirigente/diligente.

Quais palavras são exemplos de parônimos?

Exemplos de Palavras Parônimas

  • Absolver (perdoar) e absorver (aspirar);
  • Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico);
  • Peão (aquele que anda a pé, domador de cavalos) e pião (brinquedo);
  • Precedente (que vem antes) e procedente (proveniente de; que possui fundamento);
  • Coro (música) e couro (pele animal);

O que é sinonímia e exemplos?

É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes – SINÔNIMOS. Exemplos: cômico – engraçado. débil – fraco, frágil.

Quais as palavras parônimas?

O que é uma palavra homônima e parônimas?

RATIFICAR significa “confirmar”; RETIFICAR significa “corrigir”. Resumindo: HOMÔNIMAS HOMÓFONAS: palavras com a mesma pronúncia, com alguma diferença gráfica e com diferentes significados; PARÔNIMAS: palavras parecidas na forma, com diferentes significados.

O que é uma palavra polissêmica?

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

Qual a diferença entre homônimos e parônimos?

HOMONÍMIA E PARONÍMIA. (homônimos e parônimos) A homonímia é a designação geral para os casos em que palavras de sentidos diferentes têm a mesma grafia (os homônimos homógrafos) ou a mesma pronúncia (os homônimos homófonos), com grafia diferente. Os homógrafos podem coincidir ou não na pronúncia, como nos exemplos: quarto (aposento)

Quais são os tipos de homônimos?

Homonímia é a identidade fonética e/ou gráfica de palavras com significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: Homônimos homógrafos – palavras de mesma grafia e significado diferente. Exemplo: jogo (substantivo) e jogo (verbo).

Quais são os homônimos homófonos?

Exemplo: cessão (ato de ceder), sessão (atividade), seção (setor) e secção (corte). Homônimos homógrafos e homófonos – palavras com mesma grafia e mesmo som.