Blog

O que e Taxonomia de Bloom e como ela e estruturada?

O que é Taxonomia de Bloom e como ela é estruturada?

A Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo é estruturada em níveis de complexidade crescente – do mais simples ao mais complexo – e isso significa que, para adquirir uma nova habilidade pertencente ao próximo nível, o aluno deve ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior.

Qual a classificação utilizada por Blom?

A classificação proposta por Bloom dividiu as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios: – o cognitivo, abrangendo a aprendizagem intelectual; – o afetivo, abrangendo os aspectos de sensibilização e gradação de valores; – o psicomotor, abrangendo as habilidades de execução de tarefas que envolvem o …

Quais são os verbos da Taxonomia de Bloom?

Verbos: enumerar, definir, descrever, identificar, denominar, listar, nomear, combinar, realçar, apontar, relembrar, recordar, relacionar, reproduzir, solucionar, declarar, distinguir, rotular, memorizar, ordenar e reconhecer.

Quais são os níveis cognitivos?

Os níveis cognitivos, em ordem crescente de complexidade cognitiva, são: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação, conforme fig. 1. De acordo com Bloom et al (1977) os objetivos categorizados em determinado nível da Taxionomia envolvem comportamentos pertencentes aos níveis anteriores.

Como fazer a Taxonomia de Bloom?

A dimensão Processo Cognitivo da Taxonomia de Bloom revisada, como na versão original, possui seis capacitações. Da mais simples à mais complexa, são elas: lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar. Lembrar consiste em reconhecer e recordar informações importantes da memória de longa duração.

O que é Taxonomia de Bloom revisada?

A taxonomia de Bloom revisada modificou os nomes das categorias do domínio cognitivo que estavam em forma substantivos (Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação) para verbos de ação (Conhecer, Entender, Aplicar, Analisar, Avaliar e Criar), explicados anteriormente.

Quais são os eixos comuns de Bloom?

O domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom é um modelo multicamadas que classifica o pensamento de acordo com seis níveis de complexidade cognitiva. As categorias do domínio cognitivo são: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação.

Como são classificados os objetivos da aprendizagem?

Os objetivos da aprendizagem são classificados em: domínio cognitivo (ligados a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais); domínio afetivo, (relacionados a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes); domínio psicomotor (que ressaltam o uso e a coordenação dos músculos).

Qual a aplicação da taxonomia de Bloom nos treinamentos?

A taxonomia de Bloom, se aplicada ao eLearning, pode ajudar os designers instrucionais a entender os diferentes níveis de demandas cognitivas, e a combinar sua avaliação com os diferentes níveis de objetivos de aprendizagem, a fim de determinar o comportamento dos alunos.

O que é taxonomia de Bloom revisada?

O que é nível cognitivo?

Cognitivo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição). A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

Quais são os domínios cognitivos?

O domínio cognitivo engloba o desenvolvimento intelectual, a aquisição de conhecimento e a capacidade de reconhecer informações, padrões e fatos. Está segmentado em seis níveis de compreensão, que vão do mais simples ao mais complexo.