Trending

O que e um trabalhador rural?

O que é um trabalhador rural?

Empregado rural é toda a pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário.

Qual é o sinônimo da palavra rural?

1 campestre, campesino, agrário, agrícola, bucólico, pastoril, rusticano, rústico. 2 agricultor, campeiro, camponês, campônio, cultivador, fazendeiro, lavrador, rurícola.

O que significar rural?

1. Relativo ou pertencente ao campo ou à vida agrícola. 2. Rústico, agrícola, campesino.

Quais são as palavras rural?

Palavras relacionadas a rural

  • fundiário.
  • agrícola.
  • camponês.
  • agreste.
  • campeiro.

Quais as atividades de um trabalhador rural?

A atividade rural no Brasil inclui pecuária, lavoura, produtos florestais, extrativismo e a pesca artesanal. Há em cada atividade uma grande disparidade no que se diz respeito à produção, devido a tecnologia utilizada e o valor dos produtos.

Quais são os tipos de trabalho na zona rural?

No campo existem as relações de trabalho que são diversificadas, como mão-de-obra familiar, posseiros, parceria, arrendatários, trabalhadores assalariados temporários e o trabalho escravo no campo.

O que é o mesmo que campo?

1 campina, plaino, planície, campanha, planura, pradaria, prado, solo, terreno, torrão. Terreno dedicado à agricultura e pastagens: 2 gleba, lavrada, leira, leiva, pastagem, pastio, pasto, pastoreio, plantação, roça, roçado, seara, semeada, vale, varga, vargem, várzea.

Qual é o antônimo de rurais?

8 antônimos de rural para 2 sentidos da palavra. O contrário de rural é: 1. urbano, citadino.

Qual é o significado da palavra rural e urbana?

Urbano tem origem no Latim “urbanus” que significa “pertencente à cidade”. Urbano é tudo aquilo que está relacionado com a vida na cidade e com os indivíduos que nela habitam, por oposição a rural, que é relativo ao campo e ao interior.

O que fica na zona rural?

A zona rural é, basicamente, o espaço do campo. É na zona rural onde as atividades produtivas primárias acontecem: a agricultura, a pecuária, o extrativismo vegetal e mineral, e também a caça e a pesca, por exemplo.

Qual a diferença entre campo e rural?

As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural. A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade. As pessoas vivem no campo em sítios, chácaras, fazendas, etc. As casas da zona rural não são construídas perto uma das outras.

Quem pode ser considerado trabalhador rural?

Empregado rural é toda pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário.

Quais são os direitos do trabalhador rural?

Ao final da safra, o empregador deve pagar ao empregado o saldo de salários, o 13º salário e as férias proporcionais, o abono de férias e o FGTS. Em caso de rescisão antecipada, o trabalhador rural tem os mesmos direitos dos demais, entre eles o saque do FGTS e a multa de 40%.

Qual a legislação que regem o trabalho rural?

Afora as igualdades trazidas pela Constituição, aplicam-se ao trabalhador rural as normas da Lei 5.889/1973 e do Decreto 73.626/1974, que regulamentam as relações individuais e coletivas de trabalho rural, nos aspectos que dizem respeito às peculiaridades da atividade.

Quais são os trabalhadores rurais no Brasil?

O país tem atualmente mais de 18 milhões de trabalhadores rurais, segundo pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq/USP), com base em dados da PNAD Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).