Blog

O que e uma pastilha de metal duro?

O que é uma pastilha de metal duro?

Muito utilizada nos processos de usinagem, a Pastilha De Metal Duro é produzida e comercializada em inúmeros modelos e formas. O metal duro, nada mais é, do que um pó metalúrgico que se compõe de partículas duras que são altamente rígidas e resistentes a qualquer tipo de desgaste.

Como identificar pastilhas de usinagem?

Identificação

  1. Formato do Inserto.
  2. Símbolo para o Ângulo de Folga.
  3. Classe de Tolerância.
  4. Fixação e/ou Superfície de Saída.
  5. Tamanho do Inserto.
  6. Confi guração do raio de ponta.
  7. Espessura do Inserto.
  8. Preparação da aresta.

Como é colocado o metal duro no suporte da ferramenta?

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE METAL DURO A mistura granulada é colocada num molde côncavo e é prensada. Isso fornece uma consistência moderada como a do giz. Depois, o compacto prensado é colocado num forno de sinterização e é aquecido a uma temperatura de aproximadamente 1400ºC, resultando no metal duro.

Como tornear metal duro?

Torneamento de aços endurecidos As classes de nitreto cúbico de boro (CBN) são o melhor material de ferramenta de corte para torneamento de peças duras como as de aços endurecidos por indução e cementados. Para aços mais macios que aproximadamente 55 HRC, use pastilhas de cerâmica ou de metal duro.

Como é feita a pastilha de metal duro?

As pastilhas de metal duro com cobertura são fabricadas colocando-se camadas sobre as mesmas, principalmente através do método de Deposição Química de Vapores (CVD – Chemical Vapour Deposition). Basicamente, a cobertura pelo processo CVD é feita através da reações químicas de diferentes gases.

Qual a melhor definição para uma pastilha de metal duro?

A pastilha de metal duro é uma peça usada na usinagem para efetuar cortes de metais duros do tipo ferro, como por exemplo o titânio. Feita com matéria rígida, essa peça possui grande rigidez podendo assim trabalhar de forma acelerada tendo um desgaste mínimo quando utilizada corretamente.

Como escolher a pastilha de torneamento correta?

Como escolher a pastilha de torneamento correta

  1. Selecione a geometria da pastilha com base na operação selecionada, por exemplo, acabamento.
  2. Selecione a pastilha com o maior ângulo de ponta possível para resistência e economia.
  3. Selecione o tamanho da pastilha de acordo com a profundidade do corte​

O que são pastilhas de usinagem?

As Pastilhas De Metal Duro Para Usinagem são vendidas em inúmeros modelos e geometrias diferentes, normalmente, elas são usadas para realização de cortes em material bruto nos processos como fresamento, rosqueamento, torneamento, dentre outros.

Quais são os 2 principais métodos de cobertura em pastilhas de metal duro?

Basicamente, a cobertura pelo processo CVD é feita através da reações químicas de diferentes gases. Outro método é a Deposição Física de Vapores (PVD – Physical Vapour Deposition), que é feita com uma temperatura de aproximadamente metade (500º C) daquela usada no CVD (1000º C).

Como é feito o metal duro?

Metal duro é um compósito, que normalmente é de carbeto de tungstênio, produzido por metalurgia do pó. Esse material é obtido pela prensagem e sinterização de uma mistura de pós de carboneto e outros materiais de menor ponto de fusão, chamados ligantes (cobalto, níquel, titânio, cromo ou uma combinação deles).

Qual a diferença entre aço rápido e metal duro?

Isso se deve ao melhor equilíbrio entre dureza e tenacidade que possuem. Aço rápido é um termo dado a um aço-ferramenta que pode ser utilizado na usinagem em altas velocidades. O metal duro é o material que possui todas as propriedades necessárias para ferramenta de corte, incluindo dureza e resistência.

Como é feito a videa?

Normalmente é feito de carbeto de tungstênio. O metal duro possui uma dureza bastante elevada e por isso é bastante empregado em abrasivos, brocas e outras ferramentas que tem a finalidade de cortar, desbastar, ranhurar, etc.