Helpful tips

Como descongelar o espinafre?

Como descongelar o espinafre?

Descongele o espinafre no micro-ondas seguindo as instruções na embalagem. Caso não seja possível encontrá-las, comece esquentando o espinafre por um minuto no máximo. Se após esse tempo ele não estiver totalmente descongelado, coloque-o de volta no micro-ondas e aqueça-o novamente em intervalos de 30 segundos.

Pode congelar creme de espinafre pronto?

Creme de Espinafre Congelado, pode ser usado como molho!

É possível congelar espinafre cru?

Os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos. Aqui neste post a gente explica como congelar e usar. Cru. Folhas (como espinafre e couve), salsão picado e cenoura ralada, mandioca em toletes e abóbora em cubos.

Pode congelar as folhas do espinafre?

O processo de congelamento do espinafre deve ser iniciado tal qual como é feito o congelamento de legumes: lavagem em água corrente. Isso impede que pequenos resquícios de terra e demais sujeiras permaneçam nas folhas quando forem posicionadas para o congelamento.

Como congelar talo de espinafre?

Eles podem ser congelados: é só picar e colocar em sacos plásticos com fechamento hermético.

Porque branquear espinafre?

Hoje vamos falar sobre branqueamento e como congelar espinafre. Ao contrário do que o nome pode sugerir, ao branquear alimentos — geralmente vegetais —, eles mantêm as cores vivas e os seus nutrientes para o preparo dos pratos com eles frescos. O branqueamento também é essencial para que legumes sejam congelados.

Como guardar espinafre cru?

Corte as folhas do espinafre exatamente onde elas começam. Lave as folhas com água e deixe-as de molho durante alguns minutos. Depois, coloque-as para secar em um pano ou em papel absorvente.

Como conservar as folhas de espinafre?

Caso o objetivo seja conservar couve, brócolis, espinafre e outros vegetais verde-escuros (que são geralmente refogados), a nossa sugestão é recorrer à tática do congelamento. Para isso, lave bem os alimentos, seque e coloque-os em potes herméticos separados. Depois, é só colocar no freezer para o devido armazenamento.

Pode utilizar os talos do espinafre?

A maioria das receitas pede por folhas de espinafre… Mas e o talo? O truque é picar fininho, fazer um refogado, juntar uns ovos e está garantido a refeição! Afinal, na cozinha saudável não há espaço para desperdício.

Pode comer os talos do espinafre?

O espinafre, assim como outros vegetais, pode ser aproveitado em sua integralidade. As pessoas, por não saberem utilizar ou por falta de hábito, acabam descartando os talos, mas eles são tão nutritivos ou mais do que as folhas. São ricos em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes como os polifenoides.

Por que não se deve comer espinafre cru?

Sem exagero o espinafre cru pode ser comido. Mas espinafre contém ácido oxálico, um anti-nutriente**. O ácido oxálico interfere na absorção de minerais, principalmente cálcio e magnésio.

Para quê branquear?

Benefícios do branqueamento de alimentos A técnica faz com que as enzimas que causam o escurecimento dos alimentos sejam inativadas, além de ajudar a manter a cor, o aroma e o sabor do vegetal. Ela é um pré-tratamento para que o alimento seja congelado e não perca suas características.

Como fica o espinafre congelado?

O espinafre geralmente fica mole e murcho depois de ser congelado. No entanto, como ele retém os nutrientes e o sabor, o espinafre congelado fica ótimo quando adicionado a vitaminas e pratos cozidos. Escaldar o espinafre permite que ele permaneça comestível por muito tempo, mas você também pode congelar sem escaldar.

Como conservar o espinafre em geladeira?

O espinafre deve permanecer comestível por nove a 14 meses se tiver sido preparado e escaldado corretamente. Descongele o espinafre na geladeira por várias horas antes de usá-lo. Como o espinafre descongelado fica murcho, ele não deve ser comido cru, mas pode ser usado em vitaminas e pratos cozidos.

Como temperar o espinafre?

Sirva o espinafre como acompanhamento. Tempere a gosto com sal, pimenta ou suas combinações de temperos favoritos. Para criar um prato mais cremoso, misture uma colher de sopa de manteiga no espinafre quente e deixe derreter. Em seguida, tempere com sal, pimenta e suco de limão.

Como escorrer o espinafre?

Volte a escorrer o espinafre e esprema bem a verdura para que libere toda a sua água. Caso não pretenda congelar o espinafre, pode conservá-lo na geladeira por um máximo de 5 dias. Antes de levar à geladeira, coloque a verdura em sacos de plástico perfurados.